Revista Sociologia, Política e Cidadania é vinculada ao grupo de pesquisa homônimo, sediado na Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), e que conta com pesquisadores colaboradores de diversas regiões. A proposta da revista consiste em contribuir para a promoção de um debate acadêmico sobre questões relacionadas, majoritariamente às áreas da Sociologia e da Ciência Política, mas sempre preservando a perspectiva científica multidisciplinar, em especial com áreas correlatas mais próximas, como a História, o Direito, a Administração Pública, a Filosofia, a Antropologia, a Psicologia, a Economia, a Educação e outras áreas conexas.
Desta forma a revista pretende difundir este debate numa área de confluência entre Sociologia e Ciência Política que abarque, dentre outras, temáticas que perpassem pelas tensões entre “conhecimento, poder e dominação”, “Estado, sociedade e democracia” e “desenvolvimento, planejamento e políticas para a cidadania”.
Na proposta da Revista “Sociologia, Política e Cidadania”, que terá tiragem semestral, além da sessão artigos gerais, colocamos também a elaboração de dossiês temáticos, especialmente organizados pela equipe editorial da revista.